OPOSIÇÃO
NO BRASIL
Para
Montesquieu, todo aquele que dispõe de poder tem a tendência natural de dele
abusar. Sobre essa ótica, entra o papel importante da Oposição, que, além de
outras coisas, fiscalizará os atos daquele que está no comando do poder.
Por esse
entendimento, a Oposição é essencial à Democracia, pois, estará sempre de olho
no gestor público, afim de que o Poder não seja usado de forma arbitrária e
pessoal. Isso é lindo, o problema é que no Brasil só ficou na teoria, pois,
nossos representantes, eleitos pelo voto direto, para representar àqueles que
lhe passaram a “procuração”, os eleitores, esquecem, em geral, dos objetivos
pelos quais foram escolhidos pelos que neles confiaram.
No Brasil, quando se analisa os movimentos de
Oposição, observa-se que, de fato, quase não há oposição. O que há, na verdade,
é um movimento, que se autodenomina "Oposição", buscando, inclusive,
o apoio da massa que se deixa manipular, o que quase sempre acontece, ajudado
pela mídia tendenciosa e comprada.Oposição que, de fato, é "Oposição", não age com pessoalidade, não se opõe à pessoa ou grupo que está no poder, mas, sim, às atitudes erradas que esses, por ventura venha praticar, abusando do poder. Oposição verdadeira governa com quem está no Poder com o objetivo de beneficiar a quem é de direito, à população.
Antes de
seguir às exposições de supostos opositores, veja o histórico desses, se quando
outros grupos ou pessoas estavam no poder, se tais opositores também
denunciavam os desmandos e as irregularidades. Se em outras épocas, os atuais
opositores não se manifestavam, mesmo cientes de coisas erradas, tenha quase
total certeza, esses não são verdadeiramente opositores, mas, sim, pessoas que
perderam alguma fatia e que, atualmente, não a tem e querem importunar quem
está no poder com o fim de recuperar a fatia perdida.
Portanto,
sejamos analistas! Tentemos identificar, pelas atitudes, presentes e passadas,
o verdadeiro interesse daqueles que levantam a bandeira de Oposição, lembrando
que a verdadeira oposição tem de ser para o povo, portanto, com a participação
do povo.
Josemar – Administrador de Empresas
Referências:
Figura: 1http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://brasil.indymedia.org/images/2008/09/428251.jpg&imgrefurl=http://zequinhabarreto.org.br/?p%3D718&h=715&w=800&sz=141&tbnid=zLVMrj0cxFV4UM:&tbnh=89&tbnw=100&zoom=1&usg=__r5-GGT3MCWfa_bpA7nL__yCyNeU=&docid=z_xThA
Nenhum comentário:
Postar um comentário